Três anos do projeto REDES!
Três anos construindo redes de fortalecimento da Economia Solidária!
Esse ano comemoramos três anos do projeto REDES, e vamos trazer para vocês sete resultados dessa importante ação de integração e articulação para o movimento de Economia Solidária, em especial para mulheres e jovens.
Plataforma
Com a pandemia o grande desafio foi repensar a comercialização à distância, o e-commerce.
Neste tempo de realização do REDES foram desenvolvidas um total de oito lojas virtuais em formato de aplicativo, contribuindo com o escoamento produtivo.
Ampliação dos Territórios de Atuação
O projeto tinha por objetivo acompanhar 4 redes, que foram ampliadas ao longo do projeto para 6 redes com incidência direta e mais 7 com implantação dos comitês de mulheres e juventude.
Estrutura de organização
Inicialmente as redes eram compostas por 40 empreendimentos econômicos solidários, ao longo do período foram beneficiados cerca de 80 empreendimentos.
Espalhando diversidade produtiva!
Implantação de pontos fixos
Fortalecendo as práticas comerciais, implantamos em parceria com as redes locais seis pontos de comercialização e articulação nos municípios de Camamu, Valença, Salvador, Mutuípe, Amargosa e em breve Chapada
Comitê Gestor
Com base na gestão compartilhada foi criado o comitê gestor que visa planejar, monitorar e avaliar todas as ações do projeto, consolidando diretores territoriais.
Vendas - Bodega!
Ao longo desses três anos, todas as ações visavam o fortalecimento da produção e comercialização. Nos últimos 6 meses foram vendidos cerca de 80 toneladas de alimentos.
Realizando a missão da economia solidária de distribuir alimento de qualidade com produção justa!
Na estratégia comercial, foram vendidos cerca de R$230 mil nos espaços fixos e itinerantes feiras, lojas e e-commerce.
É importante destacar que o projeto redes vem garantindo a ampliação das ações e o fortalecimento das pautas de inclusão socioprodutiva, bem como o trabalho de redes entre a Unisol Brasil e a Unisol Bahia, instrumento inovador da cogestão.