XI Encontro de Quilombos do Extremo Sul da Bahia
Ocorre entre os dias 17 e 19 de Dezembro de 2021, o XI Encontro de Quilombos do Extremo Sul da Bahia, cujo slogan oficial é “Fé no Quilombo, Nossa Luta é Ancestral”. A confraternização anual acontece na Comunidade Quilombola de Volta Miúda, empreendimento solidário filiado a UNISOL BAHIA, localizada no município de Caravelas.
O encontro é promovido por cinco associações quilombolas da região do Extremo Sul sendo responsáveis pela programação, onde será transmitido e celebrado diversos elementos da cultura e ancestralidade quilombola. Além da Comunidade de Volta Miúda, marcarão presença no evento as comunidades de Rio do Sul, Cândido de Mariano e Helvecia, todas da região de Nova Viçosa juntamente com a Comunidade de Vila Juazeiro, de Ibirapuã e a Comunidade do Córrego dos Mota, de Itanhém.
Um evento como esse é extremamente importante para a história e cultura afro-brasileira, trazendo mais visibilidade às comunidades quilombolas, que por si só são politicamente relevantes na construção social, cultural e econômica do país. Apresentando manifestações culturais herdadas e expondo a sua riqueza cultural presente no território. Além disso, traz o debate de questões importantes para as comunidades quilombolas, como por exemplo, a demarcação de terras sofrendo atos de violência, bem como, os povos indígenas. Esses debates tratam principalmente de desenvolvimento sustentável e ampliação da participação econômica do povo quilombola na conquista por seus direitos.
Para adquirir uma camisa oficial do evento: https://forms.gle/r8D3RENHZQQpxmhBA
Com atrações de diversas culturas, o Samba de Roda, em especial o Samba de Viola, farão parte da programação, juntamente com uma exposição sobre a cultura Nagô. Apresentarão diversas rodas de capoeira de diferentes localidades, junto com o Mestre Tula de Teixeira de Freitas e o Mestre Régis de Helvécia. Vindo diretamente dos Estados Unidos, o grupo Salt Lake Capoeira será um grande adendo internacional para a programação. Em conversa com um dos principais organizadores do evento, Célio Leocádio, ele compartilhou conosco a importância do evento que com exceção de 2020, por conta da pandemia têm realizado anualmente tais encontros. Sendo a edição de 2009 com apenas 20 famílias participando, hoje com previsão para mais de 500 visitantes no evento, dentre eles convidados de outros estados e países.