A atividade realizada dessa vez pelo ATER Mulher foi a chamada “Caracterização de UPF”, consistindo em um momento de reflexão pessoal para as produtoras agricultoras associadas e também para o aumento de conhecimento sobre o espaço que as mesmas utilizam em seu trabalho.
Sendo UPF uma sigla para “Unidade de Produção Familiar”, a Caracterização de UPF consiste em dois segmentos, o primeiro sendo análise territorial, onde a partir de caminhadas e mapeamentos das roças trabalhadas, com ajuda da técnica do ATER, as agricultoras podem identificar agroecossistemas presentes e suas localizações, compreendendo melhor a terra em que trabalham.
O segundo segmento, sendo parte de autorreflexão sobre vivências das agricultoras, trata-se da construção de uma linha do tempo profissional. Onde as produtoras consideram sua entrada no mundo da agricultura e sua evolução técnica e pessoal até o tempo presente.
A atividade foi extremamente enriquecedora e relevante para as mulheres envolvidas, cumprindo mais uma vez a missão do ATER Mulher e da UNISOL Bahia de empoderar nossas associadas.