PROJETO REDES UNISOL EM AÇÃO CONSTRUINDO A SUSTENTABILIDADE
Nos dias 28 a 30 de novembro a equipe da Unisol Brasil/Bahia iniciaram as visitas de monitoramento e avaliação das Redes Unisol no Território Baixo Sul. As visitas tiveram a participação de Magda de Almeida (Secretaria de Políticas Afirmativas da Unisol Bahia), Adriana Marcolino (Consultora – Unisol Brasil) e Wenderson Gasparotto (Gestor de Projetos).
O ponto de partida foi a Rede Valença Solidária onde foi realizada a Feira Jaguaripense promovido pela associação ASPRUMI, que fica localizada na comunidade do Riacho do Miranda.
O evento contou com a participação de expositores, atrações culturais e população local. Houve um diálogo com a equipe vencedora da Gincana Solidária da Juventude. Neste encontro ouvimos o grupo de jovens, que apresentaram suas dificuldades, suas lutas e desafios frente ao compromisso com a causa da agricultura familiar e da economia solidária.
Seguindo a agenda, a equipe se deslocou para a Rede Baixo Sul Quilombola, realizando o encontro com as mulheres do ” Assentamento Mariana” localizada no município de Camamu. Vale ressaltar que este grupo também é beneficiário do “Projeto Ater Mulher”.
Em relação as ações, podemos citar algumas como o diagnóstico, planejamento e oficinas que tem contribuído com o fortalecimento do empoderamento feminino através do debate sobre a autonomia política e econômica.
Ainda em Camamu conversarmos com a Associação Remanescente Quilombola de Tapuia que apontou a importância do Projeto Redes destacando dentre as atividades a consultoria para realização do Estudo de Viabilidade Econômica e Gestão Democrática para Empreendimentos Solidários que foi um dos fatores que permitiu que conseguissem acessar um projeto para a comunidade e ampliar o número de beneficiadas.
No último dia de visita , a comercialização foi o destaque com à visita ao “Espaço Solidário” que é administrado pela Coomafes, um empreendimento de base – filiado a Unisol, que tem sido um dos grupos com bastante visibilidade na estratégia de comercialização da rede da Bodega Unisol.
Essa visita teve por objetivo avaliar as ações até então executadas, mais sobretudo apresentar novas ações de sustentabilidade das redes. Para Magda “o projeto rede além das atividades in loco garantiu um grande aprendizado para Unisol Bahia- a cooperação em rede; o que fortaleceu o método e a organicidade da central no estado da Bahia”.