Nesse dia 16 de dezembro de 2021; aconteceu o Ato em Celebração aos 10 anos da Lei Estadual da Economia Solidária da Bahia, e a nossa presidenta Anne Sena representando a Unisol e o Setorial de Economia Solidária falou da importância desse modelo de desenvolvimento para retomada democrática, inclusiva e igualitária.
Na sua fala ela fez uma pergunta a plenária a economia solidaria é saída? SIM, porém tenho algumas questões que precisamos levantar.
Se não pensarmos a Economia Solidaria como uma politica de desenvolvimento econômico continuaremos colocando-a na economia dos pobres ou do apêndice do sistema econômico dito superior.
Assim sem vontade politica, orçamento e incidência, continuaremos a pensar em alternativas micros que transformam empreendedores em pequenos capitalistas sem capital.
O nosso desafio é reafirmar o lugar de economia enquanto espaço de direito, de luta de classe, de retomada da gestão do trabalho, o que garantirá uma melhor distribuição de renda ,uma inclusão socioprodutiva e sobretudo uma sociedade equitativa e do bem viver.