Oficina de saúde da mulher proporciona momento para autoconhecimento das agricultoras do Baixo Sul

Durante essa semana, de 10 a 15 de janeiro de 2022, a equipe do Ater Mulher realizou as primeiras oficinas temáticas, “Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida”. As oficinas aconteceram nas comunidades do Assentamento Mariana e Região Mariana.

A atividade foi realizada com a parceria da secretaria de saúde e contou com a presença das enfermeiras responsáveis pela área Fernanda Mendes (Enfermeira) , Simone Santana (Técnica em Enfermagem) e Eduarda Ribeiro (estudante de Enfermagem) que falaram sobre os métodos contraceptivos, a importância do planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis e sobre os cuidados que as Agricultoras devem ter neste momento de Pandemia.

Foram realizado testes rápidos para detecção de sífilis, hepatite, HIV e realizado vacinação Contra covid-19, além de orientações a respeito de exames preventivos.

É importante ressaltar que a atividade dá luz aos conceitos de empoderamento, saúde e sexualidade, propondo o diálogo com um olhar integral da mulher em suas capacidades física, emocional, mental e espiritual, em permanente interação consigo mesma, com os outros e em seus ambientes de convívio. Onde as mulheres são levadas a um momento de reflexão estimulado por perguntas feitas pela palestrante acerca das suas capacidades e limitações.

Para Scheila Assunção – Engenheira Agrônoma do Ater Mulher é sempre importante os momentos de autoconhecimento para as mulheres, em especial rurais. Para ela, ter um momento para saber mais sobre o próprio corpo é, também, uma forma de empoderá-las. “Se reconhecer como um ser completo e perceber as suas qualidades são fatores fundamentais para manter a autoestima de uma mulher, com forças para lutar ”, avaliou.

As próximas oficinas aconteceram em Nilo Peçanha e na comunidade de Pedra Rasa. Continue nos acompanhando nas redes sociais.

Compartilhe nas redes