Resumo do Ater Semanal

Na semana dos dias 17 a 21/01 a equipe do Ater Mulher realizou as Oficinas de Saúde da Mulher, conduzida pela Coordenadora Amanda Lopes, Convidados e Técnicas de Campo. Foram abordados temas de saúde e direitos da trabalhadora rural, com ênfase no combate as Doenças Sexualmente Transmitidas (DSTs), câncer de mama e a importância do auto exame, além de uso de contraceptivos, gravidez na adolescência e a menopausa. Considerando o período pandêmico foram realizados em algumas comunidades testes rápidos COVID*19, Vacinação além de orientação para prevenção.

Esses momentos são importantes no que tange a permitir que as mulheres coloquem questões cotidianas da sua vida. Com isso essas oficinas a proposta é tentarmos fazer com que elas busquem encaminhamentos por si próprias. Um destes encaminhamentos é o de procurar levar as discussões feitas para serem compartilhadas com os maridos ou companheiros em casa. Dessa maneira, elas não vão procurar transformar só a comunidade, mas também o cotidiano e a sua vida, tentando juntar o político com o privado.
Outro ponto de destaque dessa semana foram as visitas técnica na comunidade do Rio do Peixe, orientando a conservação dos recursos naturais, com objetivo de garantir o uso adequado desse recurso e sobretudo a preservação e manutenção das nascentes, com foco numa produção de qualidade e de um abastecimento efetivo. Além disto, aconteceu também oficinas de saúde da mulher no município de Igrapiúna-Ba, completando o circuito semanal das oficinas de saúde para mulheres.

Finalizando a semana, continuamos o processo de mobilização da Campanha Luta pela Vida com Solidariedade. A equipe contribuiu com a destinação de cestas básicas e roupas em bairros carentes do município de Wenceslau Guimarães-Ba, em parceria com áreas de assentamento do MST da região.

 

 

 

Compartilhe nas redes