Resumo do Ater Semanal

Na semana dos dias 24 a 28/01 a equipe do Ater Mulher realizou Oficinas de Saúde da Mulher e Violência Contra Mulher, conduzida pela Coordenadora Amanda Lopes, convidadas da área de saúde e técnicas de campo. Foram abordados temas relacionados a importância do auto cuidado, métodos contraceptivos, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), exame preventivo, câncer de mama, câncer de colo do útero, saúde mental, e dicas para a Saúde.

Nesta oficina, tivemos momentos marcantes, a mudança de mentalidade e percepção dos cuidados com a saúde, permitiu que essas mulheres se tornem multiplicadoras dessas ações ajudando outras mulheres através dos conhecimentos adquiridos nas oficinas.  Contamos com a presença da Enfermeira Larissa Santos, que conduziu muito bem a pauta como facilitadora desta oficina. Construção de momentos que geram troca de saberes e experiências que as mulheres levam para toda vida.

Finalizando a semana, tivemos a Oficina de Combate a Violência Contra Mulher, na comunidade de Sarilândia em Wenceslau Guimarães-Ba. Contamos com a presença da assistente social do município Luciana Vanessa, que deu um show ao tratar desse tema. Além disso ele fez com que as mulheres se sentissem a vontade para contar suas experiências com esse tema. No final da tarde tivemos uma reunião com dona Raimunda representante da R. Das Flores e as mulheres da comunidade Sarilândia. Falamos sobre a criação de um grupo de mulheres para produzir broas e broinhas de milho, doces e licores. A comunidade já possui o rótulo das broas e dona Raimunda se propôs a dar um curso para as mulheres para começar a produzir, elas ficaram entusiasmadas com a ideia e o ponta pé inicial. Onde no início das capacitações cada uma vai levar um ingrediente para produzir as broas.

 

Compartilhe nas redes