Oficina de Gênero e Economia Solidária

Essa semana foram realizadas as Oficinas de Gênero e Economia Solidária, na comunidade do Rio do Peixe município de Nilo Peçanha. Essa atividade tem por objetivo falar da importância da economia solidária que vem se constituindo com uma alternativa de organização de trabalhadores e trabalhadoras na esfera econômica de produção do seus meios de vida.

Contudo percebe-se que  a divisão sexual do trabalho ainda é um instrumento de invisibilidade do trabalho dessas agricultoras, nas longas jornadas, produção encaradas de autoconsumo e atividades não remuneradas. Nesse sentido a Economia Solidaria além de fortalecer o lugar da mulher na sociedade, permite compreender o trabalho como direito humano, lugar de ressignificação e da gestão coletiva.

Na pratica as agricultoras através de metodologias participativas vem percebendo como suas rotinas diárias são amplas e muitas vezes pouco discutidas e consideradas na família; que existem diversos trabalhos não remunerados que contribuem com a renda familiar, porém não são contabilizados e que a criação de redes, podem servir não só para o processo de autocooperação, mais para formação, articulação e garantia de melhorias de suas vidas.

Essas oficinas vem possibilitando que as agricultoras, entendam que o ato de produzir  e perceber o trabalho na sua amplitude de dignidade é um ato politico – libertador; onde a consciência critica reflete o processo de fortalecimento e empoderamento da sua vida, da sua família e de uma sociedade mais justa.

 

Compartilhe nas redes