O projeto Ater Mulher, como sempre vem promovendo ações que empoderam, capacita mulheres e comunidades sobretudo resignificando suas histórias, através de práticas coerentes com suas realidades.
Entre uma ação e outra, tivemos articulação de mulheres quilombolas, visita técnica para analise de solo em algumas comunidades, e produção de microrganismos eficientes ( ME).
Ressaltando como principal temática deste resumo semanal, trazemos luz aos microrganismos eficientes. Vários de nossos leitores, tem nos feito as perguntas sobre o que é? Para que servem? E como esses microrganismos podem ajudar na plantação?
Respondendo esses diversos questionamentos, fizemos uma síntese deste tema para que possa ampliar ainda mais o entendimento de todos e gerar multiplicadores dessas informações.
Os microrganismos são minúsculos seres vivos. Apesar de extremamente pequenos e simples, exercem função primordial, desde a captação de energia solar, até suas transformações na Terra. Divididos em dois grandes grupos: os microrganismos de regeneração, e os microrganismos degenerativos.
Microrganismos regenerativos
Os microrganismos regenerativos produzem substâncias orgânicas úteis às plantas, e via metabolismo secundário podem produzir hormônios e vitaminas. Melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Estão nesse grupo os microrganismos que constituem o ME.
Microrganismos degenerativos
Os microrganismos degenerativos produzem no seu metabolismo primário substâncias como amônia, sulfeto de hidrogênio, com ação prejudicial à planta e endurecem o solo. Consequentemente impedem o crescimento das plantas e favorecem infestações de pragas e doenças.
Do que são formado os ME?
ME :são formados pela comunidade de microrganismos encontrados naturalmente em solos férteis e em plantas, que coexistem quando em meio líquido. Quatro grupos de microrganismos compõem o ME:
- Leveduras (sintetizam vitaminas e ativam outros microrganismos eficazes do solo. As substâncias bioativas, tais como hormônios e enzimas produzidas pelas leveduras, provocam atividade celular até nas raízes)
- Actinomicetos ( controlam fungos e bactérias patogênicas e também aumentam a resistência das plantas)
- Bactérias produtoras de ácido lático ( produzem ácido lático que controla alguns microrganismos nocivos como o Fusarium)
- Bactérias fotossintéticas (Aumentam as populações de outros microrganismos eficazes, como os fixadores de nitrogênio, os actinomicetos e os fungos micorrízicos).
Bem como apresentado por nossas técnicas do Ater Mulher, os microrganismos retiram da matéria orgânica (restos vegetais e animais) os seus alimentos. Nesta decomposição há redução do todo em partes e compostos menores são liberados no ambiente. Boa parte deles são compostos por nutrientes, hormônios, vitaminas que alimentam a própria comunidade microbiana, além de animais e plantas. Os microrganismos ainda liberam no ambiente alguns compostos que aumentam a resistência das plantas aos insetos e doenças.
Na próxima iremos ensinar como capturar e como ativar os microrganismos eficientes. Curta, siga e compartilhe as redes da Unisol Bahia.
Abraços solidário e até a próxima!