RETROSPECTIVA UNISOL BAHIA 2022

É indiscutível o quanto o ano de 2022 foi movimentado para a Unisol. Enquanto Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários da Bahia, sem fins lucrativos, a Unisol fomentou a inclusão e o fortalecimento da agricultura familiar e pequenos empreendimentos por meio de projetos, parcerias e eventos formativos, a fim de desenvolver a autogestão desses grupos.

Foi realizado em todo o ano ações do Projeto Moradia Primeiro, uma iniciativa de promover a saída definitiva de famílias e indivíduos da situação de rua, levando a eles dignidade e acesso as políticas públicas. Focamos também na valorização da relação das mulheres com a agricultura e com o movimento solidário, com o ATER Mulher, dando uma atenção especial ao feminismo negro, no qual cabe citar o sarau As Muitas Mulheres Pretas que Somos, realizado no mês de julho.

2022 foi também o ano da volta do Centro Público e Economia Solidaria (CESOL) para a Chapada Diamantina. A sede do Cesol foi instalada em Lençóis no mês de agosto, mas o atendimento abrange várias outras cidades do território chapadeiro, contribuindo para uma economia mais justa, inclusiva e sustentável. Como uma rede que busca investir na autonomia dos empreendimentos, executamos oficinas sobre estudo de viabilidade, precificação, design participativo, comercialização, redes sociais, consumo consciente, entre muitas outras.

O Cesol e a Unisol estiveram presentes na realização de diversas feiras agroecológicas ao longo do ano. Também foram realizadas com êxito as visitas técnicas, estabelecendo a relação direta e humanista entre as centrais e os associados. Finalizamos o ano com o sentimento de dever comprido. Mesmo diante de adversidades, conseguimos levar nossos representantes e agricultores em eventos enriquecedores, como a 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES) que aconteceu em salvador, da qual o Cesol Chapada teve a oportunidade de participar; e o Expocatadores, onde tivemos como representante da Unisol Bahia, Manoel Basílio nosso Diretor territorial do Litoral Norte.

Foi sem sombra de dúvidas um ano de apreensão sobre o cenário político, mas ao final, e de forma democrática, saímos vitoriosos no âmbito nacional e estadual. Ter Lula (PT) como presidente e Jerônimo Rodrigues (PT) como governador, nos permite idealizar tempos melhores, com cuidado e condições para proporcionar melhoria de vida para os grupos menos favorecidos, valorizar a economia solidaria e cuidar dos nossos biomas.

O desejo da Unisol é de que 2023 seja um ano de avanços, que traga as levezas e instrumentos para fortalecer a economia solidaria e a agricultura familiar.

 

Compartilhe nas redes