Encontro busca apoio e parcerias para impulsionar o setor dos catadores em todo o estado
Da redação
A Unisol Bahia (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) se reuniu hoje com Tatiana Velloso, presidente das Voluntárias Sociais e professora da Ufrb e Kleytton Guimarães Morais presidente da Fundação Banco do Brasil para discutir o fortalecimento da política estadual dos catadores. O encontro teve como objetivo buscar apoio e parcerias para impulsionar o setor, promovendo melhores condições de trabalho e renda para os trabalhadores.
Durante a reunião, foram abordados diversos desafios enfrentados pelos catadores, como a falta de estrutura e suporte necessário para desenvolver suas atividades. A Unisol apresentou propostas de ações e projetos que visam a inclusão social e o desenvolvimento sustentável dos catadores, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Tatiana Velloso destacou a importância do fortalecimento dos catadores para a economia solidária. “Os catadores são trabalhadores essenciais na cadeia produtiva da reciclagem e merecem todo o apoio e reconhecimento. Estamos comprometidos em buscar soluções que viabilizem o crescimento deste setor”, afirmou Velloso.
O presidente da Fundação Banco do Brasil, ressaltou a importância de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil para promover a inclusão e o desenvolvimento socioeconômico dos catadores. “É fundamental unirmos forças e compartilharmos conhecimentos para criar condições favoráveis aos catadores, garantindo sua valorização e autonomia”, destacou o presidente.
A Unisol celebrou a receptividade e o apoio demonstrados pela Tatiana Velloso e o Kleytton Guimarães Morais presidente da Fundação Banco do Brasil, e acredita que essa parceria será fundamental para impulsionar a política estadual dos catadores. A central de cooperativas enfatizou que o trabalho dos catadores não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também para a geração de emprego e renda, além da inclusão social.
Com o fortalecimento da política estadual dos catadores, a expectativa é que sejam criadas melhores condições de trabalho, bem como programas de capacitação e formação profissional, visando aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores e promover a sustentabilidade socioambiental.
A Unisol e a Fundação Banco do Brasil se comprometeram a continuar as conversas e a buscar soluções conjuntas para enfrentar os desafios do setor dos catadores. A expectativa é que novas parcerias e ações sejam desenvolvidas nos próximos meses, contribuindo para o avanço da política estadual e para o fortalecimento dos catadores em todo o estado.