
A Feira Regional de Economia Popular Solidária acontecerá de 29 de agosto a 01 de setembro de 2024, em Aracaju-SE. O evento será realizado no Espaço Cultura Gonzagão, situado na Avenida José Carlos Silva, 2334 – Conjunto Augusto Franco. Sua realização é uma iniciativa da Associação Multiprofissional – Instituto Diversa, com o patrocínio do Conselho Nacional SESI, UNISOL Brasil, UNISOL Bahia e UNISOL Sergipe, e teve como apoiadores o Instituto Marcelo Deda, a Federação Única dos Petroleiros, a CUT Sergipe, FETASE, Comunidade Católica Bom Pastor, INCRA, Governo do Estado de Sergipe, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, MInistério do Trabalho e Emprego e Secretaria-Geral da Presidência da República.
O evento será um marco significativo na promoção do desenvolvimento econômico sustentável e da inclusão social no território sergipano, pois reunirá mais de 150 empreendimentos de oito estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Alagoas), destacando-se como uma plataforma essencial para o fortalecimento da economia popular solidária. Além de uma vitrine para produtos e serviços de empreendedores sociais e Cooperativas locais, a Feira Regional é também uma oportunidade única para o intercâmbio de conhecimentos e experiências. A Feira Regional criará um ambiente propício para o crescimento e o fortalecimento da economia solidária na comunidade, proporcionando aos participantes a chance de explorar uma diversidade de produtos autênticos, conectar-se com outros profissionais do setor, aprender com especialistas e participar de discussões que impulsionarão a economia solidária regional.
A programação do evento será rica e diversificada, incluindo mesas redondas, workshops e processos formativos que abordarão temas cruciais para o desenvolvimento dos empreendimentos e da comunidade em geral. Entre os temas destacados estão: Gestão participativa para empreendimentos solidários; Economia circular e a transição justa; Bolsa Família, cidadania e inclusão socioprodutiva; Finanças solidárias e desenvolvimento territorial; Segurança alimentar e nutricional inclusiva e sustentável.
A feira também contará com uma programação cultural, destacando artistas locais e grupos do Estado de Sergipe. Entre as atrações estão a Orquestra Jovem de Sergipe, Roda de Capoeira, Samba de Roda, e artistas como Ismael Sales, Tony Moreno, Insamba, Karla Isabela, Samba de Roda Ilha Grande, Cassiano do Forró e Alisson Lima.