
A UNISOL está com vagas abertas para Coordenador de Campo, Coordenador Pedagógico e Assessoria em Economia Solidária para atuação na Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte. Interessados devem enviar currículo para o email unisolbahia@gmail.com até o dia 10 de fevereiro. Para mais detalhes das vagas clique AQUI e AQUI.
Reuniões, apresentações de projetos, realização e apresentação de diagnósticos comunitários, discussões sobre logística e comunicação, Dia de Campo e muitas outras ações marcaram as atividades desta semana da UNISOL Bahia e das equipes de seus projetos. Saiba mais sobre cada um deles!
CESOL
Uma parceria da UNISOL Bahia e o Governo do Estado da Bahia, o CESOL da Chapada Diamantina é um espaço multifuncional público, de caráter comunitário, destinado a promover e fortalecer o trabalho coletivo baseado na economia solidária. Situado em Lençóis, agora a sede está em novo endereço, na Rua da Baderna, s/ nº.
Nesta semana a equipe do projeto visitou o empreendimento Dona Banana Verde, que está em fase de organização da produção de biomassa para retornar à feira. Já na visita ao Paula Ateliê integrantes do projeto conversaram com os empreendedores sobre produção, fundo rotativo e sobre a possibilidade de rotatividade da linha de produtos da loja com novas produções.
A equipe do projeto também visitou o empreendimento Alto da Chapada para conhecer os espaços e a produção. Além disso, entre as atividades da semana do CESOL Chapada Diamantina houve a manutenção e limpeza na Bodega, espaço do projeto, no aeroporto. No CESOL, ocorreu o plantão do empreendimento Flor de Candeia, que levou seus produtos para exibição, apresentação e comercialização na sede da loja colaborativa.
ATER Biomas
A equipe do projeto ATER Biomas realizou um Dia de Campo no assentamento Deus é Paz e Amor, em Itaquara. A temática do encontro foi coleta de solo para análise, processo que identifica as condições químicas e físicas do solo, como teores nutricionais e acidez, possibilitando que o agricultor faça uma adubação mais assertiva.
Esta semana a equipe do ATER Biomas também promoveu a socialização do Diagnóstico Comunitário no Assentamento Serra Dourada, em Jaguaquara. Na atividade foi apresentado o resultado do diagnóstico realizado em setembro de 2024, levando em consideração suas potencialidades e problemáticas, dados que irão guiar o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo.
Na segunda-feira (03), Aline Sena, coodenadora do ATER Biomas, esteve reunida com a nova equipe técnica para apresentar o método de trabalho que a entidade vem desenvolvendo no território do Vale do Jiquiriçá.
Aline Sena também apresentou ao Assentamento Palestina, no município de Cravolândia, o novo técnico de campo que irá acompanhar os 27 agricultores familiares cadastrados no projeto.
O projeto ATER Biomas atende agricultores familiares residentes nos territórios de Identidade da Bahia com enfoque nos biomas da caatinga, cerrado e Mata Atlântica, sob coordenação da UNISOL Bahia, com convênio da SDR/BAHIATER.
TERRITÓRIOS EM AÇÃO
Esta semana o projeto esteve na comunidade de Laranjeiras e de Banco de Areia, ambas em São Sebastião do Passé, para realizar um diagnóstico participativo. Moradores compartilharam suas experiências, desafios e conquistas, fortalecendo o protagonismo local na construção de soluções coletivas.
A equipe também realizou uma reunião com pescadores e marisqueiras de Madre de Deus para apresentação institucional da UNISOL Bahia.
O Territórios em Ação é uma parceria com a Petrobras Responsabilidade Social que tem como objetivo fortalecer 50 iniciativas e práticas sustentáveis e autogestionárias no Território Metropolitano e Litoral Norte para grupos de mulheres e jovens a partir da estruturação sócio-produtiva de sistemas agroalimentares.
ECORECICLA+
Na terça-feira (04) ocorreu a reunião do Conselho Gestor do Consórcio EcoRecicla+. O encontro visou debater e alinhar os principais planos e ações para o trimestre, incluindo o planejamento estratégico e a definição de metas, a fim de fortalecer ainda mais as iniciativas do consórcio.
A equipe também esteve reunida com a Incuba UNEB para dar prosseguimento ao plano de logística do projeto e com a equipe de comunicação da UNISOL Bahia para alinhamento das próximas ações.
O EcoRecicla+ é uma parceria da UNISOL Bahia e a Fundação Banco do Brasil, o projeto tem como foco a capacitação de catadoras e catadores de resíduos recicláveis de 3 territórios de identidade da Bahia.