Ampliação da rede de fornecimento de OGR: UNISOL e EcoRecicla+ participam de reunião com a PBio

Representantes da UNISOL e do Consórcio Ambiental EcoRecicla+ participaram, na tarde desta quarta-feira (19), na sede das Voluntárias Sociais da Bahia, de uma reunião da Petrobrás Biocombustível (PBio) com cooperativas e associações da reciclagem para traçar ações e estratégias para a coleta de Óleos e Gorduras Residuais (OGR), com foco em Salvador e Região Metropolitana. Segundo Raquel Nunes, Gerente de Sustentabilidade da PBio, o objetivo do encontro foi alinhar estratégias com os empreendimentos da reciclagem visando sua inclusão socioprodutiva como fornecedoras de OGR para a Petrobras Biocombustível, integradas a agenda de transição energética justa e de responsabilidade social da empresa.

Magda de Almeida, Coordenadora do Consórcio Ambiental EcoRecicla+, da base UNISOL Bahia, reforçou a perspectiva de avanço da cadeia produtiva em relação ao OGR em 2025, um debate que o projeto suscitou ainda em 2024 junto à PBio. “Essa relação demonstra mais um avanço na cadeia produtiva e no fortalecimento tanto da gestão quanto da comercialização desses grupos produtivos”, afirma. Magda ressaltou que nesse percurso ocorrerão muitas ações em formação e gestão, sempre na perspectiva do aumento de renda de catadoras e catadores de resíduos sólidos.

Para Walter Paixão, Gerente da Usina de Biodiesel de Candeias, para uma transição energética ser justa ela precisa partir do princípio da inclusão social. Isso é o que visam nessa relação com os empreendimentos de reciclagem, tornando-as principal vetor de levantamento desses óleos que serão utilizados para a produção do biodiesel. “Estou feliz com nossos resultados e vamos continuar colocando energia nisso para que a gente consiga ampliar nossas contratações de compra, que já ocorreram desde as primeiras reuniões, mas temos que aumentar para melhorar a distribuição de renda e o uso do OGR para produção de biodiesel”, enfatizou o gerente. Destacou, ainda, a relevância ambiental desse processo que age também como um vetor de minimização da poluição dos mares e rios ao dar um destino adequado a esses óleos.

Beto Cury, assessor da presidência da PBio, destacou o papel da UNISOL Bahia e do EcoRecicla+ nessa retomada da relação da empresa com as cooperativas e associações da reciclagem para a coleta de OGR. “Tivemos aqui na Bahia essa reunião com diversas cooperativas, algumas que já estão nos fornecendo OGR e outras que estão no processo de aproximação para iniciarem a coleta e o fornecimento, e é essencial essa parceria com a Unisol e com o EcoRecicla+ para consolidar um processo que eu diria essencial tanto do ponto de vista comercial, como ambiental e também social”, destacou Cury.

No encontro foram compartilhados e discutidos os desafios e pontos estratégicos que precisam avançar também na questão logística e nos recipientes de coleta para que haja condições adequadas para catadoras e catadores dessa categoria de resíduo.

Compartilhe nas redes