
Esta semana representantes da UNISOL Bahia e a APOJ participaram da reunião de apresentação do projeto Parceiros da Mata, com o objetivo de fortalecer parcerias e promover o desenvolvimento sustentável.
A central de empreendimentos solidários também divulgou duas notas com orientações sobre programas de interesse de trabalhadores da agricultura familiar. Clique AQUI para saber informações sobre o Desenrola Rural, um programa do Governo Federal para quitação de dívidas com descontos e AQUI para saber mais sobre o pagamento do benefício Garantia-Safra 2023/2024.
CESOL Chapada Diamantina
Esta semana a equipe do CESOL Chapada Diamantina realizou seis visitas técnicas. Na Mater, Presentes do Céu fez aplicação do perfil do empreendimento e conversou sobre planejamento de novos produtos; na La Florestine, houve a avaliação da identidade visual e de estratégias para o fortalecimento de vendas; na New Paletes atualizaram o plano de ação e buscaram estratégias para produção de peças com maior facilidade de transporte; Na Irrigaya, a equipe acompanhou a exposição dos produtos em feiras e junto com os empreendedores analisaram o interesse do público em seu produto; na Camila Chico, discutiram sobre a reestruturação da identidade visual e o desenvolvimento de uma nova logomarca; e, por fim, na Paulo Artes conversaram sobre produção e planejamento estratégico para o negócio.
Também realizou atendimentos aos empreendimentos como Bênção de Coco, Organika, Sempre Viva, Meus Sabores, Babosa Autocuidado, Raízes, Natural Mystic e Mãdui. Nesses atendimentos o trabalho tem diversas vertentes como revisão de planos de ações e estratégias, orientações sobre crédito, organização de marcas, estudos de viabilidade, planejamento de novas embalagens, entre outros.
A equipe do CESOL também participou da Oficina de Microcrédito e Finanças Solidárias promovida pela SETRE e de uma reunião de articulação no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra para fortalecer parcerias e realização de oficinas.
ATER Biomas
A equipe do ATER em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) realizou uma palestra na comunidade de Ilha Formosa, em Cravolândia, sobre prevenção à monilíase do cacaueiro, doença fúngica que causa lesões no fruto. A Palestra foi ministrada pela Gerente de Defesa e Sanidade Vegetal da ADAB Thainara Cerqueira. O encontro contou com a presença do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cravolândia Eliosmar Fontes e do Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste Manoel Neto.
A equipe participou, na segunda-feira (10) de uma reunião virtual, organizada pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (DIS – Bahiater), sobre o processo de implementação das cadernetas agroecológicas no âmbito do Edital Biomas Bahiater.
Na terça-feira (11), o projeto promoveu a demonstração didática “A Poda do Cacau” na comunidade de Recordação, em Jaguaquara; e na quarta-feira (12) realizou o encontro sobre uso consciente de defensivos químicos na comunidade de Boqueirão do Valdo.
As visitas técnicas do projeto ATER também foram realizadas nas comunidades da Baixa Fartura, em Itaquara.