BOLETIM UNISOL – MAR. Semana 2

Esta semana representantes da UNISOL Bahia e a APOJ participaram da reunião de apresentação do projeto Parceiros da Mata, com o objetivo de fortalecer parcerias e promover o desenvolvimento sustentável.

A central de empreendimentos solidários também divulgou duas notas com orientações sobre programas de interesse de trabalhadores da agricultura familiar. Clique AQUI para saber informações sobre o Desenrola Rural, um programa do Governo Federal para quitação de dívidas com descontos e AQUI para saber mais sobre o pagamento do benefício Garantia-Safra 2023/2024.

CESOL Chapada Diamantina

Esta semana a equipe do CESOL Chapada Diamantina realizou seis visitas técnicas. Na Mater, Presentes do Céu fez aplicação do perfil do empreendimento e conversou sobre planejamento de novos produtos; na La Florestine, houve a avaliação da identidade visual e de estratégias para o fortalecimento de vendas; na New Paletes atualizaram o plano de ação e buscaram estratégias para produção de peças com maior facilidade de transporte; Na Irrigaya, a equipe acompanhou a exposição dos produtos em feiras e junto com os empreendedores analisaram o interesse do público em seu produto; na Camila Chico, discutiram sobre a reestruturação da identidade visual e o desenvolvimento de uma nova logomarca; e, por fim, na Paulo Artes conversaram sobre produção e planejamento estratégico para o negócio.

Também realizou atendimentos aos empreendimentos como Bênção de Coco, Organika, Sempre Viva, Meus Sabores, Babosa Autocuidado, Raízes, Natural Mystic e Mãdui. Nesses atendimentos o trabalho tem diversas vertentes como revisão de planos de ações e estratégias, orientações sobre crédito, organização de marcas, estudos de viabilidade, planejamento de novas embalagens, entre outros.

A equipe do CESOL também participou da Oficina de Microcrédito e Finanças Solidárias promovida pela SETRE e de uma reunião de articulação no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra para fortalecer parcerias e realização de oficinas.

ATER Biomas

A equipe do ATER em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) realizou uma palestra na comunidade de Ilha Formosa, em Cravolândia, sobre prevenção à monilíase do cacaueiro, doença fúngica que causa lesões no fruto. A Palestra foi ministrada pela Gerente de Defesa e Sanidade Vegetal da ADAB Thainara Cerqueira. O encontro contou com a presença do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cravolândia Eliosmar Fontes e do Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste Manoel Neto.

A equipe participou, na segunda-feira (10) de uma reunião virtual, organizada pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (DIS – Bahiater), sobre o processo de implementação das cadernetas agroecológicas no âmbito do Edital Biomas Bahiater.

Na terça-feira (11), o projeto promoveu a demonstração didática “A Poda do Cacau” na comunidade de Recordação, em Jaguaquara; e na quarta-feira (12) realizou o encontro sobre uso consciente de defensivos químicos na comunidade de Boqueirão do Valdo.

As visitas técnicas do projeto ATER também foram realizadas nas comunidades da Baixa Fartura, em Itaquara.

Compartilhe nas redes