Governo Federal lança Crédito do Trabalhador

A partir do dia 21 de março, trabalhadores da iniciativa privada, inclusive empregados rurais, domésticos e empregados do MEI, poderão ter acesso ao Crédito do Trabalhador. Trata-se de uma medida provisória, assinada pelo Presidente Lula no último dia 12 de março, que permitirá que trabalhadores com carteira assinada possam utilizar a Carteira de Trabalho Digital para ter acesso a empréstimos mais baratos em mais de 80 instituições financeiras que já operam junto ao INSS.

Os interessados deverão acessar a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e clicar na opção de solicitar proposta de crédito diretamente com instituições financeiras habilitadas pelo Governo Federal. Em 24h o trabalhador irá receber as ofertas para analisar qual proposta se encaixa melhor às suas necessidades e finanças e fará a contratação no canal eletrônico do banco. O desconto das parcelas será na folha de salários, mensalmente pelo eSocial, o que permite que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio.

O aplicativo CTPS Digital é gratuito e pode ser baixado através da loja de aplicativos disponível nos celulares.

Acesso ao Crédito do Trabalhador pelas instituições financeiras

A partir do dia 25 de março, os trabalhadores também poderão acessar o Crédito do Trabalhador diretamente nos canais eletrônicos dos bancos. Porém, a consulta através da CTPS Digital, pela possibilidade de fornecer mais de uma opção de diferentes instituições financeiras, permite uma melhor comparação entre as propostas, ajudando na escolha daquela que for mais vantajosa para o trabalhador.

Além disso, também a partir da próxima terça-feira, os trabalhadores que já têm empréstimos com desconto em folha podem migrar o contrato existente para o novo modelo.

Compartilhe nas redes