Outubro Rosa – As práticas do autocuidado

Outubro Rosa - As práticas do autocuidado

Aqui na UNISOL, trabalhamos com equipes intersetoriais repletas de grandes mulheres empoderadas. Neste Outubro Rosa, resolvemos, entre diversas atividades especiais para o mês, também homenageá-las, estas trabalhadoras e fortes mulheres que contribuem para a Economia Solidária administrando e coordenando.

Outubro Rosa não se trata apenas de uma campanha sobre saúde da mulher, mas também de um momento de reflexão sobre as nuances do autocuidado feminino. A feminilidade contemporânea é marcada por multi ocupações na rotina, pois muitas mulheres além de serem trabalhadoras, também são chefes de família e mães. Conseguir tempo para cuidar da própria saúde e realizar outros atos de autocuidado, seja de lazer ou estética, é uma tarefa complicada nesta tentativa de administrar o próprio tempo, mas também é a melhor forma de cuidar de si e praticar o autoamor!

Foram entrevistadas três grandes mulheres por trás da coordenação da UNISOL Bahia, Magda de Almeida, nossa Secretária de Políticas Afirmativas e diretora territorial da região metropolitana de Salvador, que participou da conversa sobre tais nuances do autocuidado. Cooperada, gestora, consultora e assessora, contou que sempre gostou muito de música e cuidar de seus cabelos. Dedicando a maior parte de seu tempo ao trabalho, debatemos a importância de dedicar um pouco do tempo para outros cuidados, como se atentar nos exames de prevenção contra o câncer de mama e còlo de útero.

Outra entrevistada foi Beatrix Andrade, administradora e gestora da Bodega Unisol. Mãe e também bailarina apaixonada por atividades lúdicas, ela mencionou a importância do acompanhamento psicológico, pois sempre devemos lembrar que a terapia deve ser normalizada e compreendida como algo essencial ao cuidado para o ser. Para mulheres tão ocupadas com inúmeras atividades do dia-a-dia, ter um momento de uma hora na semana e poder falar sobre como se sente já é de grande ajuda.

Anne Guiomar Sena, presidenta da UNISOL, também conversou conosco. Mãe de três filhos, conciliar carreira, principalmente em cargos altos, com maternidade pode ser um desafio. Sendo esta a experiência de várias mulheres de diferentes realidades, tornando seu momento de autocuidado e foco em saúde, estética e lazer ainda mais complicado e difícil de se conseguir tempo. O bate papo com Anne, Beatrix e Magda gerou diversos momentos de reflexão, podendo nos aprofundar em suas figuras indo além de colegas de trabalho, mas acima de tudo mulheres guerreiras com diversos propósitos e projetos de vida como tantas na UNISOL e em todo Brasil.

A programação da UNISOL consiste em três encontros no formato de live na semana de 25 a 29 de Outubro. A primeira, de segunda-feira, será mediada por Anne Sena e receberá a doula e mãe Clarize Campos, onde serão discutidos mitos e verdades sobre o parto natural e a doulagem. A live de quarta-feira convida Maise Zucco, do NEIM – UFBA, e também Joelma Pinheiro da Silva, coordenadora do Grupo Mulheres em Ação. Mediado por Magda de Almeida, abordarão o enfrentamento a violência contra a mulher. Já na sexta-feira, Mediado também por Magda, receberemos a Dra Leonor Dantas, médica especializada em ginecologia e obstetrícia, medicina de saúde e comunidade.

Compartilhe nas redes