Na seção Entre Aspas do mês de Fevereiro, temos como tema: A RECICLAGEM TRANSFORMANDO VIDAS.
E o nosso convidado é Manoel Basílio, militante do movimento social de catadores, diretor territorial da Unisol Bahia, e Presidente da COOCAI na cidade de Inhambupe – Litoral Norte da Bahia.
Extratos da entrevista:
Apresente a COOCAI
A COOCAI é uma associação que teve sua fundação no ano de 2013. A partir da iniciativa do secretário de Agricultura e meio ambiente da cidade de Inhambupe Nélio Costa. Que sonhava em organizar as Catadoras e Catadores de materiais recicláveis. Quando convidou Manoel Basílio para assumir a pasta de coordenador de resíduos sólidos e coleta seletiva. Foi quando tudo começou.
O que vem sendo feito como medida para conter os constantes avanços na produção diária de resíduos sólidos?
É difícil conter este crescimento. Porém o que temos feito é trabalhando em cima do ato educacional, informando a população sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos através da coleta seletiva, e como esse descarte pode ser feito de maneira adequada.
Como a COOCAI, tem desempenhado seu papel de ator social, no enfrentamento a medidas de políticas públicas que fomente a erradicação do descarte inadequado dos lixos em seu território?
É verdadeiramente um enfrentamento. Mas a COOCAI venha cada vez mais se organizando na sua base, contando Também com sua participação nos colegiados de discussão, onde tem surtido um efeito bacana. Mas ainda o descaso do poder público tem sido notório, estamos avançando pouco a pouco. Hoje a COOCAI é referência no território, onde o professor Marcílio diz: “A Cidade de Inhambupe tem um marco divisor, Antes e depois da COOCAI”.
Me conte sobre o projeto da COOCAI ligado a música?
A COOCAI, não só tem um projeto para a música. Mais sim um projeto audacioso como diz nosso Padre Heleno. Nosso projeto envolve além da zona urbana como também a rural. E o bacana está na zona rural pois estamos projetando que todos os resíduos gerados nas comunidades voltem para eles benefícios como: escola de música, escola de futebol e o que a comunidade deseje investir. Nosso projeto é integrado denominado: Pequenas Mudanças, grandes transformações.
Para além do processo de coleta seletiva, o que a cooperativa tem feito para ampliar o lastro de suas ações e colaborar para uma mudança cultural significativa em sua cidade?
É verdadeiramente um desafio, mais o nome da COOCAI sempre foi resistência e inovação. Estamos desenvolvendo uma nova roupagem no sentido de melhorar sua imagem, tornando atrativo aos olhos de investidores nacional e internacional. Com o apoio da Unisol Bahia, a Universidade Católica de Salvador, A prefeitura de Esplanada-Ba, a prefeitura de Aporá que vem dando apoio a COOCAI no momento que realmente estávamos mais precisando para reerguer as nossas atividades depois do pós-pandemia.
E a gente continua convidando parceiros para fazer parte desta grandiosa atividade social e ambiental.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!