Unisol Bahia realiza grande encontro com lideranças femininas dos bairros periféricos de Salvador

A Unisol Bahia junto com o grupo de mulheres reunidas do subúrbio – Cirandas em Movimento, realizou na sede da instituição um encontro poderoso com essas mulheres que evidentemente vem mudando a atmosfera por onde passam, mobilizando diversas outras mulheres no que tange as ações e debates acerca do feminicídio, luta do movimento feminista, formações para mulheres, inclusão social, direitos a moradia, entre outros…

A ciranda é uma associação de mulheres pautada pela luta por direitos, trabalho digno, e pelas transformações e cuidados umas com as outras, a partir de uma rede de proteção e acolhimento no tocante a escuta ativa de cada uma das experiências. 

E claro tudo isso nos cuidados da Unisol Bahia que vem fazendo um trabalho formativo com essas mulheres poderosas no resgate as suas identidades, na identificação deste coletivo frente aos diversos desafios provocados por um governo fascista que não prevê nenhum tipo de direito que promova a igualdade para as mulheres.

Mas calma aí! Caros leitores a Ciranda também reúne arte e cultura. Essas mulheres são uma soma de muitas coisas e juntas fazem aquele barulho gostoso de se ouvir que sem dúvidas movimentam e encantam os lugares por onde passam. Samba de roda, canto, pintura, artesanato, são algumas de tantos predicados que essas mulheres possuem.

Musicalmente, são usados principalmente instrumentos  de percussão, como o zabumba, o tarol, o ganzá e a maraca. As cantigas muitas vezes são improvisadas pelas mestras, que acompanha os músicos no centro da roda, enquanto os demais integrantes dançam.

E vocês querem saber mais? Vem com a gente e fique por dentro das novidades da Unisol Bahia e dos empreendimentos solidários que compõe a nossa rede.

 

 

 

Compartilhe nas redes