Setoriais
Atender as demandas e necessidades de Empreendimentos da Economia Popular e Solidária requer articulação, captação de recursos através de parcerias e políticas públicas. Conheça aqui as ações que executamos.
Como surgiram os setoriais
A decisão estratégica da UNISOL Brasil, tomada em 2007, de organizar as associações, cooperativas e demais empreendimentos solidários a ela filiados por áreas de atividade, na perspectiva da construção das redes e cadeias
produtivas.
Essa decisão permitiu o direcionamento das ações e contribuiu para o fortalecimento do conjunto dos empreendimentos filiados. Hoje a UNISOL Brasil conta com 11 setoriais, a saber: Agricultura Familiar, Alimentação, Apicultura, Artesanato, Confecção e Têxtil, Construção Civil e Habitação, Cooperativas Sociais, Fruticultura, Reciclagem, Transporte e logistica e Metalurgia e Polímeros.
Por meio da realização de encontros setoriais para o intercâmbio de experiências e fortalecimento dos empreendimentos, colaborando com a economia solidária, com base no trabalho coletivo, e na luta pela distribuição justa de renda.
A construção de redes e cadeias produtivas, por meio do fortalecimento e desenvolvimento de cada setorial, trabalha com a ideia de confrontar o sistema capitalista de forma estrutural, objetivando uma sociedade mais justa, sem as desigualdades sociais que hoje vivenciamos. Se, no sistema capitalista, predominam a atuação e os interesses individuais, na economia solidária prevalecem os interesses e a ação coletiva. Se, no capitalismo, a propriedade e a gestão são privadas, na Economia Solidária os empreendimentos são auto-geridos de forma democrática e a propriedade é coletiva.
Responsabilidades e benefícios são compartilhados e aí residem a força e as possibilidades da economia solidária. A organização setorial dos empreendimentos leva em conta as afinidades entre eles, mas, sobretudo, busca seu fortalecimento face a uma determinada área de atividade econômica. Unidos, coordenados e atuando de forma comum, os empreendimentos têm mais condições de encontrar soluções para seus problemas e ampliar seus negócios, em benefício de todos
Agricultura Familiar
Para a UNISOL, a Agricultura Familiar tem a missão de cuidar de todas as dimensões da vida no meio rural. Ela envolve proprietário, meeiro, parceiro ou posseiro, assentado da reforma agrária, quilombola, extrativista, indígena, ribeirinho, faxinalense e pescador artesanal, entre outros, que residem, autogerem e trabalham a terra e obtêm a maior parte da renda da atividade rural. Eles podem se organizar formal ou informalmente, não usam transgênicos e têm a agroecologia como meta. Não devem possuir área maior que os determinados regionalmente, por meio dos módulos rurais como pequena propriedade.
Alimentação
Na Unisol o setorial da alimentação é formado por associações, cooperativas e grupos que trabalham com produtos alimentícios e utilizam matérias-primas que, em parte, são fornecidas pela agricultura familiar. Esses empreendimentos têm como visão a inclusão social, cultural, de gênero, a preservação do meio ambiente, a segurança alimentar, a saúde pública, bem como a promoção de alimentos e a culinária, tradicional e local.
Apicultura
As associações, cooperativas e grupos que formam o setorial da apicultura da UNISOL estão cada vez mais organizados e sempre em busca de especialização para atuar no setor. Eles trabalham com mel e derivados da abelha e têm como foco principal a renda gerada por essa atividade. É um setor que faz articulação em uma perspectiva da sustentabilidade, da inclusão social, da geração de renda, da transferência do conhecimento e da busca da interação com seus parceiros. Defende a agroecologia e gera produção orgânica em regiões que oferecem condições para tal manejo. Contribui para preservação do meio ambiente especialmente pela polinização realizada pelas abelhas e respeita a cultura do produtor e do morador local.
Artesanato
O Setorial de Artesanato é formado por associações, cooperativas e grupos, filiados à UNISOL que, atuando de forma coletiva, seja por meio da produção, do uso do espaço físico ou da comercialização, transformam de forma manual, recursos naturais ou disponíveis na região, respeitando o manejo e o meio ambiente. Tem identidade própria que é representada por peças artesanais contemporâneas ou de raiz. O setorial tem como grande desafio a viabilização econômica da atividade, por meio do resgate da cultura regional, da valorização humana, da melhoria da qualidade de vida, da prática do manejo sustentável e da introdução do design nas peças artesanais.
Cooperativas Sociais
O setorial de Cooperativas Sociais representa todos os trabalhadores e trabalhadoras que fazem parte da saúde mental e pessoas com deficiência. O direito ao trabalho consiste na inclusão social, política e econômica desses indivíduos, com resgate dos princípios básicos da cidadania.
Confecção e Têxtil
O Setorial Confecção e Têxtil na UNISOL é formado por empreendimentos autogestionários, como cooperativas e associações. Essas organizações representam a produção de uma grande diversidade de produtos, como fios e tecidos, confecção em geral, calçados, utilitários e acessórios. As matérias primas utilizadas são orgânicas, agroecológicas, além de fibras sintéticas e outras. Seus empreendimentos são geridos de forma coletiva e buscam se organizar em redes e cadeias produtivas.
Construção Civil
As cooperativas habitacionais e/ou construção civil se enquadram no ramo infraestrutura do cooperativismo. O ramo abrange cooperativas dedicadas à prestação de serviços relacionados à infraestrutura e questões habitacionais. Esse setorial é fundamental, pois para além da dinamização do setor cooperativista, consiste em auxiliar em um dos principais problemas do desenvolvimento socioeconômico do país. Ou seja, as cooperativas desse segmento contribuem com a redução do déficit habitacional.
Fruticultura
A identidade do setorial da fruticultura é formada por empreendimentos coletivos, que podem ser da agricultura familiar ou urbanos, e têm como meta a agroecologia, sendo que sua renda principal vem do cultivo de frutas e/ou produtos derivados.
O setorial foi formado em encontro realizado em Campina Grande, na Paraíba, no mês de maio de 2008, reunindo empreendimentos do Nordeste, Norte, Sul e Sudeste, que compartilharam informações e experiências com o objetivo de definir as estratégias e ações do setorial para o fortalecimento dos empreendimentos.
O perfil do setorial da fruticultura é bastante heterogêneo, pois os vários empreendimentos carregam as características de suas regiões a partir das vocações e peculiaridades regionais, características climáticas, hábitos e costumes de cada cultura.
Logística e Transporte
O novo setorial de Logística e Transporte tem como objetivo contrapor a uberização e a precarização dos trabalhadores do ramo, com base na condução da gestão coletiva e na organização dos trabalhadores e trabalhadoras desse setor.
Metalurgia
Sendo o setor mais antigo da UNISOL, fazendo parte da fundação da nossa central de cooperativas e empreendimentos, a metalurgia carrega muita história. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC teve um importante papel na nossa fundação. Atualmente composto principalmente por empreendimentos originados de empresas recuperadas, onde os trabalhadores assumem a gestão e buscam soluções conjuntas ao desenvolvimento do empreendimento solidário metalúrgico.
Reciclagem
É de tamanha importância que projetos voltados à reciclagem aconteçam e sejam estimulados no campo da economia solidária, sendo Reciclagem o segundo maior setorial da Unisol. As cooperativas do setor desenvolvem o processo de tratamento dos materiais recicláveis, contribuindo para os programas de logística reversa. A reciclagem contribui para reduzir a quantidade de lixo a ser enviado aos aterros sanitários, o que poupa água e energia, diminui a poluição e preserva os recursos naturais.
Cadastre-se
Receba informes através de e-mail e acompanhe as ações da UNISOL Bahia