Notícia Sensacional! Foi aprovado nesta manhã pelo Congresso Nacional o almejado Projeto de Lei 4035/21, que desobriga recicladores, cooperativas de catadores e processadores de sucata recolherem o PIS e COFINS na aquisição de produtos e embalagens destinados à reciclagem, como papel e papelão, plástico, vidro, metais, etc.
A expectativa com a admissão do PL 4035/21, que ainda seguirá para aprovação no Senado e depois para Sanção Presidencial, renova com entusiasmo e esperança a cadeia produtiva para melhorar os baixíssimos índices de reciclagem no país, estagnados há anos.
A reciclagem de produtos e embalagens vai muito além de transformar o resíduo em matéria prima para um novo produto. A reciclagem movimenta a economia e gera trabalho, reduz o envio de materiais para aterros sanitários e lixões, resguarda a natureza, diminui as emissões de CO2 e a extração de matérias primas finitas, melhora o asseio das cidades através da valorização dos resíduos, e com isso, reduz problemas na saúde derivadas do acúmulo descontrolado de lixo.
Parabéns ao Congresso Nacional pela demonstração de sensibilidade, mas, principalmente, ao INESFA – Instituto Nacional da Reciclagem, que vem capitaneando este longo processo de convencimento e amadurecimento.