Sementes da Chapada

O presente projeto surgiu a partir das demandas verificadas junto às comunidades quilombolas do município de Andaraí, como consequência do início dos trabalhos do Núcleo Chapada Diamantina, da Unisol Bahia- NCDUB.

O início deste núcleo no território ocorreu devido às demandas apresentadas por organizações da sociedade civil do estado para a Unisol sobretudo de apoio à Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais.

Por princípio, a Unisol Bahia prioriza, desde sua oficialização em 2017, as ações estruturais e técnicas com mulheres e jovens negros das comunidades participantes, o que se traduz no caso deste projeto em capacitações e em apoio técnico e estrutural, voltados para comunidades quilombolas com relevantes potencialidades humanas e marcantes necessidades materiais básicas (ampliadas devido à pandemia do COVID-19). As atividades propostas, inclusive as técnicas e as organizacionais tem como pano de fundo o objetivo amplo de contribuir para o empoderamento das comunidades e organizações negras e para a diminuição das desigualdades de acesso às possibilidades produtivas.

A década afrodescendente apontada por este edital corresponde fortemente aos princípios e ações que a Unisol Bahia vem desenvolvendo na Bahia desde sua fundação, muito antes deste edital, o que pode ser comprovado através do currículo institucional e das informações fornecidas em outros campos desta proposta. A afinidade entre os objetivos e ações da SEPROMI e da UNISOL Bahia são significativamente convergentes, de tal maneira, que a presente proposta resulta de um esforço em cortar inúmeras ideias de ações que se enquadrariam perfeitamente nas outras modalidades do presente edital assim como em outros editais e áreas de atuação da SEPROMI.

Neste sentido, as ações propostas aqui representam uma clara possibilidade de articulação inicial de outras possíveis ações em parceria com a SEPROMI.

O objetivo desta proposta é contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional- SAN, para o desenvolvimento socioeconômico, geração de renda, ampliação da Agroecologia e para o empoderamento organizacional de comunidades quilombolas do Território da Chapada Diamantina, em especial de jovens e mulheres em situação de alta vulnerabilidade social acentuada pela pandemia do COVID-19.

Cadastre-se

Receba informes através de e-mail e acompanhe as ações da UNISOL Bahia

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.