A SEMANA NA UNISOL!

A presidenta da UNISOL Bahia se reuniu esta semana com a comissão do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, da Secretaria de Política para as Mulheres. Em pauta, a programação da Casa de Acolhimento durante o Carnaval 2025.

Reforçando seu compromisso com a inclusão e a garantia de direitos, a associação também esteve presente na reunião do Comitê Intersetorial para Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua – CIAMP/Rua.

Na última sexta-feira (24), Anne Senna, presidenta da UNISOL Bahia, participou também de uma reunião com de alinhamento de estratégias e ações do projeto EcoRecicla+ para o período do Carnaval, no Território Metropolitano de Salvador, reforçando o compromisso com a sustentabilidade durante a folia. Participaram também do encontro o Kleytton Mores, presidente da Fundação Banco do Brasil, a primeira-dama do Estado, Profª Tatiana Velloso, e a coordenadora do EcoRecicla+, Magda Almeida.

Atuando na agricultura familiar, catadores e empresas recuperadas, em parceria com diversas organizações, movimentos sindicais e universidades, a UNISOL Bahia conta com 285 empreendimentos afiliados, distribuídos em 15 territórios do Estado.

Reuniões com lideranças e comunidades, com parceiros, representantes de empreendimentos de base, visitas técnicas e muitas outras ações marcaram a semana da UNISOL Bahia. Saiba um pouco mais sobre as ações desenvolvidas durante a semana pelos projetos e empreendimentos de base da UNISOL.

ECORECICLA+

Uma parceria da UNISOL Bahia e a Fundação Banco do Brasil, o projeto tem como foco a capacitação de catadoras e catadores de resíduos recicláveis de 3 territórios de identidade da Bahia.

Na segunda-feira (27), as equipes da UNISOL e do consórcio Ambiental EcoRecicla+ realizaram uma reunião de monitoramento das ações de janeiro do projeto. Durante a semana, também realizaram reunião virtual sobre o plano de logística.

Ainda entre as ações do consórcio ambiental, membros do CATABAHIA e da CANORE, participaram, em dias distintos, da capacitação de Classificação e Processamento de Resíduos Sólidos, com carga horária de 20h, reforçando o compromisso com a gestão consciente dos materiais recicláveis. A capacitação abordou temas como como gestão de resíduos sólidos, classificação e tipos de resíduos, processamento e tratamento sustentável, legislação e boas práticas, inovações e desafios futuros.

A assessoria técnica do projeto EcoRecicla+ esteve na CANORE, localizada na Nova República, no Nordeste de Amaralina; e na COOPERBARIRI, no Engenho Velho da Federação – ambas no Território Metropolitano de Salvador.

Ainda COOPERBARIRI, a equipe do consórcio aplicou pesquisa sobre o perfil de saúde dos catadores. Essa iniciativa tem como objetivo compreender as condições de trabalho e bem-estar dos trabalhadores da reciclagem.

Representantes de empreendimentos do ECORECICLA+ também se reuniram com a equipe de comunicação da UNISOL para levantamento de dados para desenvolvimento de campanha para o consórcio. O encontro teve como objetivo o levantamento participativo de dados para a criação de instrumentos de comunicação e materiais didáticos voltados à educação ambiental.

ATER BIOMAS

O projeto ATER Biomas atende agricultores familiares residentes nos territórios de Identidade da Bahia com enfoque nos biomas da caatinga, cerrado e Mata Atlântica, sob coordenação da UNISOL Bahia, com convênio da SDR/BAHIATER.

A Coordenadora Geral do Projeto ATER Biomas, Aline Sena, se reuniu na segunda-feira (27), com a equipe técnica para definir o cronograma de atividades do mês de fevereiro. A temática foco do mês será a coleta de solo para análise química. Os técnicos do projeto realizarão Dias de Campo para orientar os agricultores sobre a maneira correta de coletar a amostragem do solo, será realizado também um curso sobre Manejo do Chuchu, considerando que a doença fúngica atracnose tem se propagado em algumas comunidades do município de Jaguaquara.

Nesta semana a técnica de campo Fabrícia Silva visitou os beneficiários residentes no Assentamento Serra Dourada, também no município de Jaguaquara. Periodicamente os técnicos realizam essas visitas às Unidades Familiares de Produção (UFP) para orientar os agricultores e verificar se as metas estabelecidas no Plano Produtivo estão sendo executadas.

TERRITÓRIOS EM AÇÃO

O projeto busca fortalecer as comunidades locais por meio de estratégias participativas e ações de impacto. Uma parceria com a Petrobras Responsabilidade Social, tem como objetivo fortalecer 50 iniciativas e práticas sustentáveis e autogestionárias no Território Metropolitano e Litoral Norte para grupos de mulheres e jovens a partir da estruturação sócio-produtiva de sistemas agroalimentares.

Nesta semana, o Territórios em Ação promoveu, na sede da UNISOL Bahia, a apresentação do projeto para associações de pescadores de Madre de Deus e de Candeias. Também apresentou as diretrizes do Território em ação para a comunidade de Canta Galo, no município de Candeias.

A semana também foi marcada pelo início do projeto Territórios em Ação no município de Esplanada. Além de apresentar o projeto para cooperativas e associações da região, com a presença de representantes de cinco empreendimentos da cidade e três do município de Entre Rios. Já ficaram agendadas, para o próximo dia 12, visitas a algumas comunidades para iniciar as atividades de diagnóstico. Além disso, acompanhados de Manoel Basílio, diretor da UNISOL Bahia e coordenador territorial, a equipe visitou o galpão da COOCAI, que será inaugurado em breve e contribuirá significativamente para o desenvolvimento socioambiental do Litoral Norte da Bahia, alinhado ao objetivo geral do projeto Territórios em Ação.

Realizou também um encontro a comunidade de Maracangalha, com o intuito de escutar, compartilhar e conhecer projetos desenvolvidos pelo empreendimento.

Compartilhe nas redes