
O Consórcio Ambiental EcoRecicla+ está realizando uma pesquisa na área de saúde e segurança do trabalho com catadoras e catadores da reciclagem. Promovida em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e caracterizar fatores de riscos ocupacionais aos quais trabalhadores cooperativados e autônomos estão expostos.
Até o momento a pesquisa já foi aplicada no empreendimentos Canore, Camapet, Bariri, CataBahia, Coopmarc, ACRB, Acresa, Coocai e Verdecoop. Até março, período para o qual é previsto o final desta fase de levantamento de dados, ainda será aplicada na Cooperguary, Coopercatu, Cooperbrava, Cooperlix e Coopjaguar. No total participarão dessa ação uma média de 200 catadoras e catadores.
Com base nos dados levantados será produzida uma Matriz de Exposição Ocupacional a partir da qual serão propostas medidas de precaução e prevenção aos agravos e doenças resultantes da exposição ao trabalho de catação de materiais recicláveis. Os resultados da pesquisa servirão para orientação e acompanhamento do trabalho dos grupos e empreendimentos e, sobretudo, servirão de base para a elaboração de políticas públicas na área de resíduos sólidos.
