A SEMANA NA UNISOL – Fev. Semana 3

Na quarta-feira (19), a UNISOL Bahia, representada por Magda Almeida, participou da abertura da primeira atividade de formação dos novos conselheiros do Conselho Estadual de Assistência Social. No encontro, o colegiado, vinculado ao SEADES, abordou temas como a trajetória do SUAS, o controle e a participação social, além de debater sobre elaboração do plano de ação e tratativas sobre a Conferência Estadual de Assistência Social.

A UNISOL Bahia está com vagas abertas para Assessores de Campo, para acompanhamento a empreendimentos da Economia Popular e Solidária, para atuação na Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte. Interessados devem enviar currículo para o email unisolbahia@gmail.com até 1º de março. Mais informações AQUI.

ECORECICLA+
O projeto participou de uma ação solidária na biblioteca da Superintendência da Receita Federal. Voluntários se reuniram para descaracterizar bonés que serão doados aos catadores de resíduos sólidos durante o carnaval 2025. Durante o período festivo as cooperativas de catadores e catadoras da reciclagem atuarão na folia e serão beneficiadas com bonés, tênis e outros itens.

Na COOPMARC, no território da Região Metropolitana de Salvador, aconteceu a Oficina de Classificação de Resíduos Sólidos. Já na sede da UNISOL Bahia, a equipe se reuniu para tratar pautas de alinhamento e monitoramento das ações do trimestre.

A equipe do projeto também visitou a COOCAI, em Inhambupe, e a Verdecoop, em Entre Rios, ambas no Território de Identidade do Litoral Norte, e a ACRB, no Recôncavo Baiano, para a aplicação da pesquisa em saúde e segurança do trabalho. Com o objetivo de conhecer as condições de trabalho e o bem-estar dos catadores, a pesquisa está sendo aplicada em diversos empreendimentos. Clique AQUI para saber mais detalhes.

Integrantes do projeto também se reuniram com a Vice-Prefeita e secretários da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, com objetivo de fortalecer articulações para ações conjuntas voltadas à inclusão socioprodutiva e sustentabilidade no território do Recôncavo. Também discutiram temas essenciais como o plano municipal de resíduos sólidos e o pagamento por serviços ambientais.

CESOL
Esta semana acontece o plantão e a comercialização do empreendimento Raízes na loja colaborativa, situada na Rua da Baderna, em Lençóis. O CESOL também promoveu um encontro de assessoria contábil com o Grupo de Mulheres Força e União do Assentamento Mocambo, em Itaeté, que teve como foco questões sobre formalização de CPNJ.

Na quarta-feira (19), a equipe do projeto se reuniu com o Prefeito de Seabra Neto da Pousada e o Secretário de Administração Leonardo Teixeira, para tratar sobre a implantação da Lei de Economia Solidária e o seminário sobre o mesmo tema, a ser realizado no próximo encontro. Houve total adesão por parte dos gestores, que indicaram a criação de um diretório vinculado à Secretaria de Assistência Social.

Também houve a aplicação do estudo de viabilidade para a Associação de Mulheres de Itaetê e para o Clube de Mães Mãos Mágicas. Além disso, realizaram reunião com a equipe de comunicação e os técnicos de campo para levantar as demandas dos empreendimentos em relação aos materiais visuais e à produção de conteúdo para as redes sociais.

ATER
Nesta semana a equipe do projeto, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), realizou duas palestras sobre o uso consciente de defensivos químicos, em Itaquara. O encontro, ministrado pela Gerente de Defesa Sanidade Vegetal da ADAB Thainara Ferreira, contou com o apoio da Secretaria de Agricultura do município.

Na terça-feira (18), a coordenadora geral do projeto Aline Sena participou do Fórum de Secretários de Agricultura do Território do Vale do Jiquiriçá. Durante o evento foram apresentadas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, entre elas Garantia Safra, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Cidadania Rural e Candeeiros da Catinga.

A equipe do ATER Biomas também realizou visitas técnicas no Assentamento Natur Assis e na comunidade de Boa Vista, em Santa Inês.

APOJ
A APOJ recebeu mais um equipamento para o beneficiamento do licuri. Decorrência de uma parceria com a CAR e o Governo do Estado, essa conquista fortalece a cadeia produtiva do licuri, gerando oportunidades e desenvolvimento.

É DAQUI
A Fazendinha Grafitti, está dando um toque especial e arrumando a casa coletiva, no É DAQUI Massaranduba. O projeto tem como foco a estruturação de uma rede socioprodutiva focada residentes em bairros periféricos de Salvador, com ênfase nos jovens negros, mulheres negras em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Compartilhe nas redes