Quem Somos
A UNISOL Bahia tem uma história de luta, mobilização, resistência e enfrentamento.
COMO TUDO COMEÇOU…
Na década de 90, motivado pela falência crescente de empresas do setor metalúrgico na região do ABC/SP, resultado da política econômica da época, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – SMABC, São Bernardo do Campo/SP, constituiu missão internacional para conhecer a experiência italiana do pós-guerra na recuperação de empresas em processo de falência pelos trabalhadores.
Dessa missão, no ano de 2000, nasce a UNISOL SÃO PAULO com o objetivo de identificar as empresas em regime alimentar e desenvolver processo de recuperação pelos trabalhadores. Diante das experiências bem-sucedidas, em 2004 a UNISOL SÃO PAULO transforma-se em UNISOL BRASIL, agora com abrangência nacional e atuando em diversos setores econômicos, tendo como missão principal desenvolver a economia solidária no Brasil, defender os interesses da classe trabalhadora e estimular o engajamento dela no processo de transformação da sociedade brasileira em direção à democracia e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A UNISOL BRASIL, associação representativa sem fins econômicos, conta com 1.284 empreendimentos filiados em todo o Brasil, atuando em 11 Setoriais: agricultura familiar; confecção e têxtil; artesanato; construção civil; reciclagem; metalurgia e polímeros; fruticultura; apicultura; alimentação; turismo; e cooperativas sociais.
Em 17 anos de atividades, a UNISOL Brasil, em parceria com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, vem realizando diversas ações em benefício da economia solidária, tais como: a captação de recursos públicos e privados para fomento, estruturação e fortalecimento do cooperativismo; a obtenção de investimentos em equipamentos e novas tecnologias; a elaboração de propostas para uma nova lei para cooperativas de trabalho e de mudanças na legislação atual; a diferenciação na tributação em favor dos empreendimentos sociais e solidários; o intercâmbio de experiências com instituições nacionais e internacionais, e entre as próprias filiadas; o desenvolvimento da área comercial e busca de alternativas de crédito voltadas aos interesses e realidade das filiadas.
Na Bahia, a UNISOL atua desde 2007 através de assessorias locais, com execução de projetos de fortalecimento a agricultura familiar, catadores e empresas recuperadas, em parceria com diversas organizações, movimentos sindicais e universidades.
Em 2016, a partir da aprovação em congresso nacional da federalização surge a UNISOLBAHIA, com base nos mesmos princípios da entidade nacional, porém com foco na representação das unidades socioprodutivas no estado da Bahia. Atualmente a UNISOL BAHIA conta com 285 empreendimentos afiliados – entre associações e cooperativas, distribuídos em 15 territórios do estado.
Dentre as ações e projetos desenvolvidos pela UNISOL BAHIA, destacam-se atividades nas áreas de: formação em cooperativismo/autogestão/lideranças e capacitação técnica; consultorias e assessorias técnicas; estudos de viabilidade, planos de negócios, logística e planejamento estratégico; realização de simpósios, seminários, intercâmbios e atividades de mobilização social junto aos trabalhadores.
“A luta dos trabalhadores reside na valorização da sua mão de obra enquanto instrumento de inclusão social e politica. A Unisol nasce dessa luta, nasce do sonho de trabalhadores que viram na gestão coletiva a emancipação das suas vidas e resgate de seus direitos cidadãos.
Não haverá redistribuição de renda, equidade e uma sociedade do bem viver, enquanto o trabalho não for considerado um direito humano e um elemento estruturante de relações mais igualitárias.”
Anne Sena – Presidenta da Unisol Bahia
MISSÃO
A UNISOL BAHIA tem como missão organizar, representar e articular de forma ampla e transparente as cooperativas, associações e outros empreendimentos autogestionários da economia solidária, resgatando e promovendo a intercooperação, a igualdade social e econômica, a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável.
ESTRATÉGIA
- Promover o desenvolvimento da economia solidária;
- Fortalecer os princípios do cooperativismo autêntico e da economia solidária, por meio da prática cotidiana da participação democrática e da intercooperação;
- Suscitar o debate – em âmbito estadual e local – quanto às necessidades de modificações nas legislações correlatas à economia solidária e ao cooperativismo;
- Dar representação política aos empreendimentos e às cooperativas como agentes de influência efetiva;
- Incentivar, estimular, favorecer e fortalecer redes de cooperação produtivas e comerciais como instrumento de distribuição de renda e melhoria da condição de vida da classe trabalhadora.
Cadastre-se
Receba informes através de e-mail e acompanhe as ações da UNISOL Bahia