BOLETIM UNISOL – ABR. Semana 3

A APOj iniciará um novo projeto voltado para o cultivo de plantas medicinais da caatinga. A estufa já está pronta para receber as primeiras espécies. Esta semana foi realizada uma formação sobre o tema. Fruto da parceria entre a ACOTERRA, a Associação de Monte Santo e a Agendha, essa iniciativa busca valorizar a biodiversidade local e promover o uso sustentável dos recursos naturais da região.

TERRITÓRIOS EM AÇÃO
A equipe realizou apresentação do Territórios em Ação para oito empreendimentos no Sindicato dos Químicos do município de Candeias. O projeto é uma parceria da UNISOL Bahia e Petrobras, que tem como objetivo fortalecer 50 iniciativas sustentáveis autogestionárias no Território do Litoral Norte.

Esta semana também realizaram a construção do Plano de Ação na Comunidade de Volta Por Cima, em Inhambupe, que contou com a participação de moradores e lideranças locais que identificaram prioridades e definiram estratégias para o desenvolvimento da região. Também realizaram o plano na Colônia Z54, em Candeias. durante o encontro também houve uma reunião com a presença da diretoria da UNISOL Bahia e toda a equipe do projeto. Tratou-se de um momento de fortalecimento coletivo e construção de novas possibilidades para o desenvolvimento local.

ATER BIOMAS
Periodicamente os técnicos do projeto visitam as Unidades Familiares de Produção (UFPA) para orientar os agricultores e verificar a execução das metas estabelecidas no Plano Produtivo. Esta semana a equipe esteve no Assentamento Natur de Assis, em Santa Inês.

A equipe do ATER juntamente com a do CESOL participaram de uma reunião com os presidentes de associações do território do Vale do Jiquiriçá, representantes da Convale e da Secretaria de Agricultura de Jaguaquara. O encontro teve como foco o fortalecimento das ações em rede e o alinhamento de demandas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região.

ECORECICLA+
A equipe realizou visita de assessoria técnica à COOPERBARI, na região metropolitana de Salvador, e à VERDECOOP, no Litoral Norte. Essas ações têm como objetivo fortalecer a gestão da cooperativa, aprimorar processos de reciclagem e o auxílio às demandas e dúvidas do empreendimento.

CESOL
A equipe realizou visitas, atendimentos e assistência aos empreendimentos Mira Celi, Áreas Verdes, Sítio Rancho Flor do Campo, Gilka Milena e Floria.

O CESOL também participou da Mostra de Arte e Cultura da Chapada Diamantina. O evento, que durou dois dias, contou com rodas de conversas, teatro, música e lançamento de curta metragem.

Esta semana a equipe também participou de uma reunião de articulação na Secretaria de Turismo de Lençóis, com a Secretária Laura Garcia e a responsável pela Sala do Empreendedor Eduarda Silva. Dialogam sobre vários temas, incluindo a implantação da Lei de Economia Solidária e a realização de um seminário, além de debater sobre cooperativismo, fortalecimento de parcerias e comercialização.

Visitaram também a feira agroecológica da UNEB Seabra, onde dialogaram com todos os presentes e com representante do Inema, uma das organizadoras da feira. Articularam uma parceria com foco na mobilização para que mais empreendimentos venham a participar da feira e a retomada de debates e oficinas nos dias dessa atividade.

Compartilhe nas redes