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A importância da Comunicação UNISOL Bahia

A comunicação é essencial para melhoria dos processos, essa poderosa engrenagem é fundamental para o funcionamento de uma organização, seu desenvolvimento depende de vários fatores, dentre eles a gestão, o ambiente e a equipe. A efetividade da comunicação assegura qualidade em toda cadeia estratégica e operacional de um empreendimento. Sobretudo o ato de comunicar propõe coerência através da necessidade da troca de informações entre os membros de uma mesma equipe ou entre membros de diferentes equipes.
Existe uma relação direta entre a comunicação e a produtividade. Os colaboradores produzem melhores resultados e sentem maior satisfação quando entendem os objetivos de seu trabalho, da sua equipe de trabalho e da organização. Na medida em que a comunicação falta ou falha, surgem conflitos e desentendimentos de toda ordem, os resultados são afetados e a motivação diminui.

A comunicação também é importante por que:

  • Facilita a integração das equipes e o relacionamento com o público externo.
  • Favorece a resolução cooperativa de problemas da organização.
  • Cria um clima de compreensão de problemas da organização.
  • Serve como meio ao preparo para as mudanças.
  • Contribui para a satisfação das necessidades de segurança, associação e status.
  • Encoraja a formulação de ideias, a apresentação de sugestões e opiniões.
  • Reduz as tensões emocionais, já que diminui desentendimentos.

A comunicação eficaz é considerada como força motivadora do desempenho, afetando positivamente as atitudes dos colaboradores para com seus chefes e para com a empresa. Segundo pesquisas a comunicação deficiente é, provavelmente, a fonte mais citada como causa de conflito interpessoal. Como os indivíduos gastam perto de 70% de suas horas de vigília comunicando-se – escrevendo, lendo, falando, ouvindo – parece razoável concluir que a comunicação ineficaz seja uma das forças inibidoras do desempenho bem-sucedido.

Portanto, o profissional deve reconhecer que a comunicação é ferramenta essencial à execução eficaz das tarefas, favorecendo o alcance das metas e objetivos organizacionais.

A efetividade econômica dos empreendimentos solidários depende muito das práticas relacionadas ao processo de comunicação, seja para seu fortalecimento, seja para produção e venda de um produto ou serviço, onde geralmente problemas correlatos ao setor podem impossibilitar ou dificultar o desenvolvimento das atividades econômicas. Nessa perspectiva o Núcleo de Comunicação da Unisol Bahia ressalta alguns principais marcos teóricos que compõem a base para a metodologia utilizada junto aos empreendimentos solidários São eles a Comunicação comunitária e a própria economia solidária, a fim de compreender os caminhos percorridos no projeto.

Comunicação Comunitária

As informações são vinculadas a um processo de desenvolvimento social, sendo consideradas como práticas necessárias e complementares através do processo de democratização do conhecimento, na promoção da cidadania e, especificamente, no contexto dos empreendimentos solidários, podem ser utilizados como mecanismos potenciais para desenvolver entendimentos para além do aspecto econômico. Todavia, contudo isso significa romper as práticas difusas que caracterizem uma comunicação popular, que fomente sobretudo uma comunicação dialógica para emancipação dos indivíduos. A partir desse pressuposto estima-se uma comunicação participativa entre os empreendimentos solidários, e os membros dos empreendimentos solidários. Uma comunicação pluralizada interna e externamente, que objetiva o fortalecimento do movimento de economia solidária e das pautas de politicas públicas que fomentam as ações de fortalecimento a partir das leis que beneficiem ou façam parte das composições de instrumentos para economia solidária.

O Núcleo de Comunicação da Unisol Bahia ( NCU), aborda conceitos estratégicos para mídias sociais, com práticas socialmente justas e solidárias, que promovam a comercialização, a identidade visual, a comunicação social em um modelo de comunicação que segundo Paulo Freire (1983,p.70), considera como comunicação verdadeira aquela que não foca exclusivamente a “transferência ou transmissão do conhecimento de um sujeito a outro, mas em sua coparticipação no ato de compreender a significação do significado. Esta é uma comunicação que se faz criticamente”.

A perspectiva da comunicação comunitária se alicerça nos princípios de comunidade, quais sejam: implica a participação ativa, horizontal e democrática dos cidadãos; o compartilhamento da responsabilidade pelos produtos e conteúdos gerados; a propriedade coletiva; a gestão partilhada; a capacidade de conseguir identificação com a cultura e interesses locais; o poder de contribuir para a democratização do conhecimento e da cultura. Portanto, é uma comunicação que se compromete, acima de tudo, com os interesses das comunidades onde se localiza e visa a contribuir para a ampliação dos direitos e deveres de cidadania (PERUZZO, 2013).

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